VICTOR

OI MEU NOME É VICTOR EU CRIEI ESTE BLOG PARA VOCÊS CONTAR HISTORIAS. TENHO 8 ANO. SEJAM BEM-VINDO AO BLOG CONTOS E ESTÓRIA FIQUEM A VONTADE.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

FOLCLORE BRASILEIRO : SACI PERERÊ

O Saci  é um personagem brasileiro mitológico1  que habita o imagináriopopular brasileiro principalmente no interior do país onde ainda se mantém o hábito dos mais velhos, de contarem histórias aos mais jovens nas tranqüilas e claras noites de lua.
Representado atualmente pela figura de um menino negro de uma só perna que possui um gorro vermelho na cabeça e traz sempre um cachimbo na boca. De Norte a Sul do Brasil, além do nome, são várias também as definições e representações atuais que se tem dele. No nordeste, de uma forma geral ele segue a representação antes descrita que é a mais conhecida atualmente e a mais popular.
No Sul e Sudeste há algumas variações. No Rio Grande do Sul, por exemplo, ele é retratado como um menino negro perneta de gorro vermelho que se diverte atormentando a vida dos caminhoneiros e aventureiros que gostam de viajar. Deixando-os areados ele os faz perder o destino. Ranços culturais europeus podem ter influenciado o Saci em Minas Gerais onde ganhou acessórios como: “um bastão, laço ou cinto, que usa como a “vara de condão” das fadas européias Já em São Paulo, apesar de manter essas mesmas características básicas ele possui um boné em lugar do gorro.


                                                  SACI-PERERÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!